80% dos CEOs não confiam em você

Do Escritório de Gustavo Ferreira
Terça-Feira, 27/12/2016, 14:53

Caro Amigo,

Hoje é um dia especial!

Porque o Natal passou e ganhei dois livros do David Ogilvy!
(eu sou nerd, é minha essência 😉

Além de estar pilhado estudando… não sei para você, mas meu funil continua firme e forte (e dos meus clientes também).

Claro, nesse final de ano tem uma pequena queda das visitas e vendas, mas a métrica padrão se mantém.

O que quero dizer com “métrica padrão”?

Se 100 pessoas leem meu artigo Gatilhos Mentais na Prática, 2 compram. E a cada 100 pessoas que compram o livro, o cenário de controle é que terei 5 novas vendas do Programa Elite.
(e minha campanha de teste atual está com conversão maior do que 5%)

Por que estou falando esses números para você?

Porque hoje vi um vídeo do Drayton Bird, onde ele fala de uma empresa que pesquisou e analisou 500 campanhas de marketing…

E descobriu que 80% dos CEOs não confiam no marketing.
(isso estamos falando no mundo inteiro)

A grande pergunta é…

POR QUE eles não confiam no marketing?
(e se você é o “marketeiro”, por que não confiam em você?)

Essa empresa levantou que…

#1. 90% dos marqueteiros não são treinados para medir o ROI e Performance de marketing…

#2. 67% dos marqueteiros não acreditam que marketing precisa ter ROI em retorno financeiro…

#3. 64% usam “Reconhecimento de Marca” como métrica chave de ROI…

#4. 58% colocam “Likes”, “Tweets”, “Cliques” e/ou “CTR” como principais métricas chave de ROI…

#5. 31% acreditam que medir “público alcançado” é ROI…

Veja…

Eu não estou nem aí para quantas curtidas tem minhas publicações no Facebook.

Eu quero saber apenas quanto eu VENDO com cada AÇÃO de marketing.

O único propósito do marketing é vender.

Cada ação de marketing (inclusive tráfego orgânico), deve ser medida em vendas.

O resto, não importa.

O mercado (principalmente online) ficará cada vez mais complexo.

Os únicos sobreviventes serão os que sabem criar campanhas que podem ser medidas.

E se você está comigo há mais tempo, sabe que bato nisso sempre.

Se 100 leads novos entram na sua lista hoje, quanto você fatura depois de 12 meses?

Se 100 clientes novos entram na sua lista hoje, quanto você fatura depois de 12 meses?

Algumas dicas para te ajudar…

#1. Pegue seu faturamento total, e divida pelo número de leads.

Se você faturou 50 mil reais e tem uma lista de 2 mil leads, seu Valor por Lead é R$ 25.

Ou seja, se 100 leads novos entram na sua lista, você potencialmente irá faturar R$ 2.500 ao longo de um ano.

#2. Pegue seu faturamento total, e divida pelo número de clientes.

Se você faturou 50 mil reais e tem uma lista de 500 clientes, seu Valor do Ciclo de Vida de Cliente é R$ 100.
(o correto é você descontar o seu custo com tráfego)

A cada 100 clientes novos, você potencialmente irá faturar R$ 10.000 ao longo de 1 ano.

#3. Se você fizer um “post” na sua fanpage, crie um link único que você consegue rastrear.

Assim você consegue saber que uma “publicação social” gerou ‘x’ em vendas.

Crie links únicos também para cada anúncio que fizer, e mesmo em disparo de e-mails.

É fácil fazer isso?

Não.

Mas assim que você começa a ver seus números reais, começará a ficar obcecado, porque você saberá exatamente o que funciona… e o que não funciona.

Então…

Lição de Casa 1:

Determine seu Valor por Lead, e seu Valor do Ciclo de Vida de Cliente.

Lição de Casa 2:

Faça um pequeno “mapa” de todos os canais que você faz vendas. E comece a pensar em como você pode “rastrear” cada um desses canais.

Dica: seu primeiro aliado é o Google Analytics, mas existem outras ferramentas mais complexas.

Primeiro configure o Analytics, depois vou trazer uma pessoa especialista em tracking para você.

À Sua Riqueza e Felicidade!

Gustavo Ferreira

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