O Que Você Faz Quando Sua Campanha NÃO Dá Certo

Do Escritório de Gustavo Ferreira
Terça-Feira, 26/06/2016, 00:43

Caro Amigo,

Hoje é um dia especial.

Porque finalizei uma campanha grande com um cliente… que atingiu 25% da meta.

Ué, preciso ser sincero, minha lista é para mostrar a REALIDADE para você.

E mesmo eu, que ponho a mão no fogo pelo meu trabalho, de vez em quando tenho resultados não tão positivos.

Por isso, hoje fica a pergunta para você…

O que você faz quando uma campanha NÃO dá certo?

Bem, geralmente você tem duas opções…

1. Desistir e voltar chorando pro colo da mamãe…
2. Assumir a responsabilidade, analisar o resultado e traçar um plano de ação.


Obviamente prefiro a segunda opção, por mais que a primeira é tentadora 🙂

Então, vamos ao que interessa…

O que você faz nessas situações?

#1… PESQUISE e descubra o que aconteceu

Se você acabou de finalizar um lançamento (como é o meu caso), 99% da sua lista não comprou.

Pergunte PORQUE.

Simples assim.

As pessoas responderão com as dúvidas e objeções…

E é o seu trabalho entender o que impediu seu cliente… e você dá o seu próximo passo…

#2… REVISE ou ADAPTE sua oferta

Por exemplo…

Um dos grandes fatores que impediu as pessoas de comprarem essa oferta foi o preço…

Eu mesmo falei no telefone com umas 20 pessoas, e eu tinha condição de “dar um nó” e puxar uma venda…

Mas descobri que tenho limites psicológicos nessa hora. Se sinto que as pessoas vão ficar MUITO prejudicadas, seguro a venda.

Sei que por isso às vezes perco um volume de vendas, porque não “afundo” a dor.
(até comento com algumas pessoas que as vendas que “fui fundo” na dor tive meus piores clientes)

Então o que sugiro você fazer?

Entender de verdade o que as pessoas passam…

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E revisar ou adaptar sua oferta.

No caso desse cliente, vamos adaptar a oferta, mantendo uma estratégia que já havia sido definida há alguns meses.

E essa oferta de valor maior que teve resultado abaixo do esperado, vamos montar uma nova estratégia para fazer virar de forma adequada.

O que nos leva ao próximo quesito…

#3… Os NÚMEROS são os únicos donos da verdade

Nessa campanha houveram alguns momentos que fiquei perdido porque nossas métricas de acompanhamento ficaram bagunçadas.

E a única coisa que importa no fim do dia, é o número de vendas.

A ÚNICA forma de você tomar uma decisão correta, é com base nos seus números.

Por exemplo…

Essa campanha cobriu os custos e teve lucro. Obviamente MUITO menor do que o esperado, mas teve lucro.

Com base no resultado FINAL, faço a métrica reversa.

Quanto faturei por cada lead? Quanto faturei por leads ativos?

Quantos leads EFETIVAMENTE estavam engajados?

Minha lista (essa da CopyCon) tem pouco mais de 2 mil leads ao todo… 15% dela é altamente engajada. 25% é morna. 15% é fria.

E o resto é gelo.

80% do meu faturamento vem dos 15% da lista.
(e 80% dos 80% vem de 3% dela)

Claro, os 25% dá um caldo, os 15% um petisco…

Mas foco minha atenção nos top 3%.

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A mesma análise tem que ser feita nesse caso.

E por último, a lição mais importante que venho aprendendo e aplicando…

#4… NADA substitui o humano

Marketing digital é legal, é bacana, facilita muito o processo…

Mas se você quer vender MESMO…

Coloque um componente humano.

Você consegue entender melhor a necessidade, e consegue fechar um volume muito maior de vendas.

Claro, você também precisa de uma carta de vendas por telefone, e de uma ESTRATÉGIA por trás disso.

Mas hoje vejo que sou capaz de gerar MUITO mais vendas através daquele aparelho que serve para você fazer várias coisas….

Inclusive fazer ligações 🙂

E claro, em termos práticos…

#5… Seja HUMILDE

É muito melhor você assumir um erro e traçar um plano de ação do que ficar culpando a “crise”, o “mundo”, os “outros”.

Você cometeu algum erro, mesmo que seja uma série de fatores que contribuíram para isso.

Assuma.

Levante a poeira.

E faça seu trabalho.

No meu caso, vou fazer esse cliente vender MUITO, a todo custo 🙂

E você? O que vai fazer hoje?

À Sua Riqueza e Felicidade!
Gustavo Ferreira

PS: se você já comprou meu livro, quinta-feira tem uma surpresa para você.

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