O Que Aprendi Rodando +20k em Campanhas no Facebook (parte 1 de 3)

By on 4 de julho de 2016
como testar campanha marketing digital

Do Escritório de Gustavo Ferreira
Domingo/Segunda-Feira – 04/07/2016

Caro Amigo,

Tenho um problema sério.

Na verdade dois.

O primeiro é que sou workaholic natural…

O segundo é que quando as ideias vem, não consigo parar.

O que gera um terceiro problema (que é um fato sobre mim)…

Trabalho melhor à noite.

Veja…

Agora são 3 da manhã quando escrevo isso.

Tudo porque estou terminando de gravar alguns mega materiais e estou finalizando (ou melhor, começando) a próxima grande arma da história da copy.
(você vai amar! 🙂

Bem, mas como nada disso importa *agora*, vamos fazer desse e-mail algo útil.
(desculpe o mau jeito, perco o politicamente correto quando fico com insônia trabalhando)

Vamos lá…

Eu não tenho o hábito de rodar muitas campanhas pagas porque construí uma bola orgânica que, sozinha, já me gera um faturamento razoável.

Mas como você sempre precisa controlar o que entra e sai no seu negócio, precisa fazer campanhas pagas.

É simples.

Você coloca 1 real, tem que sair 2 reais.

Tráfego orgânico você não controla… você tem sorte ou não 🙂

Mas enfim, não vou discutir sobre isso agora, até porque defendo tráfego orgânico.

O que importa é que desde Janeiro desse ano, rodei mais de 10 mil reais em anúncios para mim…

E estou ajudando a rodar mais uma campanha para um cliente (com orçamento respeitável também).

Veja, não sou especialista em tráfego.

Nem quero ser.
(tenho mais o que fazer)

Mas…

Sou o cara dos números.

Então, vou deixar esse e-mail super prático com um resumo do que fiz em todas as campanhas.

Preparado?

1. Você PRECISA de um parâmetro de controle

O maior erro de várias pessoas e empresas que rodam anúncios, é que simplesmente saem fazendo.

Ok, alguns dão certo…

Outros dão errado…
(a maioria)

E só agem na REATIVIDADE.

Piorou? Corrige.

Amigo…

Faça direito essa p***a.

Imagine que você tem um orçamento de 200 reais por dia.

ANTES de começar a usar esse orçamento completo, faça o seguinte…

Crie DUAS campanhas, de 50 reais cada uma.

Se você tem peito, crie 4 campanhas de 25 reais.

Como você organiza essas campanhas?

*Eu* faço assim…

1. Defino o público…
2. Defino a headline…
3. Defino a imagem…

o que fazer para ter sucesso
Para facilitar, imagine 4 campanhas rodando no Facebook, ok?

A PRIMEIRA campanha, de 25 reais, rodo SOMENTE para o desktop.

A SEGUNDA campanha, de 25 reais, é a MESMA campanha, rodando SOMENTE para o mobile.

Ok até aqui?

Ótimo…

Porque agora você tem duas opções…

Você pode testar públicos diferentes… ou imagens diferentes… ou headlines diferentes.

Escolha apenas UMA variável.

O que *eu* mais faço *nesse* momento de teste, é testar imagens diferentes.
(até porque tenho 152 headlines hiper-mega-ultra-matadoras na mão)

E crio uma TERCEIRA campanha apenas para desktop, com imagens novas…

E uma QUARTA campanha, igual à terceira, mas para mobile.

Isso é simples, não é?

Agora vem o que quase não vejo ninguém fazer…

2. Deixe rodando por uma semana

É isso mesmo, amigo…

Deixe sua campanha rodar.

Claro, se o seu número de conversão estiver muito alto, faça ajustes. Por exemplo, uma campanha minha rodou muito bem no mobile…

E foi péssima no desktop.

Outra foi o contrário.

Ou seja… vá descobrindo o que funciona…

Vá ajustando…

E agora…

3. Anote dia a dia o resultado de cada conjunto de anúncios

Complexo?

Então você está no lugar errado.

Você precisa de CONTROLE.

Ou seja…

Você precisa simplesmente controlar isso:

Dia 1:
Anúncio 1, Custo de Conversão $1, Desktop
Anúncio 2, Custo de Conversão $0.5, Mobile
Anúncio 3, Custo de Conversão $0.3, Desktop
Anúncio 4, Custo de Conversão $1.2, Mobile

Dia 2:
Anúncio 1, Custo de Conversão $0.8, Desktop
Anúncio 2, Custo de Conversão $0.7 Mobile
Anúncio 3, Custo de Conversão $0.2, Desktop
Anúncio 4, Custo de Conversão $ 1.7, Mobile – Descontinuado
Anúncio 5 (público diferente), Custo de Conversão $0.8, Mobile

Dia 3:
Anúncio 1, Custo de Conversão $0.8, Desktop
Anúncio2, Custo de Conversão $0.7, Mobile
Anúncio 3, Custo de Conversão $0.3, Desktop
Anúncio 4, descontinuado
Anúncio 5 (público diferente), Custo de Conversão $0.8, Mobile

O que é isso?

como controlar campanhas no facebook
CONTROLE.

Você sabe exatamente o que funciona, e seu custo dia a dia.

Você pode ir além e até controlar dia a dia número de cliques, opt-ins e vendas.

O que importa é que você precisa definir seus limites.

Saiba EXATAMENTE que no “anúncio 1” você tem a imagem 1 com a headline “x”, e que no “anúncio 2”, você tem a headline “y”…

E agora, preste atenção.

Isso é como EU faço…

Com certeza há pessoas que fazem isso de uma maneira melhor, mas isso funciona para mim.

Agora que você já sabe quais são suas campanhas de CONTROLE…

4. Mantenha seu controle rodando

Você já sabe seus limites agora.

Sabe qual é a média da sua conversão.

Por exemplo, para mim, para meus produtos, meu lead médio sai a 6 reais. Para esse cliente, o lead médio sai a 1.50.

O que você precisa agora é…

5. Desafie seu Controle

como controlar campanhas no facebook

Você encontrou o seu vilão.

(ou mocinho, depende)

Agora, você precisa vencê-lo.

MANTENHA seu controle rodando. Não pare ele, porque você precisa sempre ter um parâmetro de comparação.

Crie novas campanhas, completando o orçamento.

Teste novos públicos, novas imagens, novas headlines…

Veja as imagens e headlines que funcionaram melhor, e teste novas combinações.

Às vezes uma imagem que funcionou em um público não funciona em outro. Ou funciona MELHOR em outro.

Por isso você precisa saber as combinações vencedoras.

E mantenha SEMPRE seu controle rodando.

Veja, há dias que TODOS os anúncios saem mais caros.

Se você deixa de rodar seu controle, não verá que foi geral.

E esse, amigo…

É um erro de novato que pode te custar muito.

Agora, é provável que uma hora seu controle pode ficar caro naturalmente, principalmente no Facebook.

Você tem duas opções…

Você pode diminuir o orçamento dele (por exemplo, hoje tenho dois controles rodando que começaram com 50 reais por dia e agora estão em 15 reais por dia)…

Ou você pode criar um NOVO controle.

Um novo conjunto de anúncios que, durante uma semana, se manteve estável e melhor que o seu controle.

O que acontece então?

Simples…

Você coloca sua nova campanha de controle… e continua tentando vencê-la.

Por quanto tempo isso deve se repetir?

A resposta politicamente correta é “até quando você quiser”.

A resposta certa é “sempre, p***a”.

Amanhã tem mais.
(ou depois de amanhã, são 3:40 da manhã agora)

À Sua Riqueza e Felicidade!
Gustavo Ferreira

PS: olha, indo direto ao ponto… esse e-mail (e o próximo) são mega aulas…
Se você quer fazer isso DIREITO… se você ainda não comprou meu livro, compre agora.
E se já comprou, volte nele e reveja as headlines, e todos os conceitos que apresento nele, principalmente de resposta direta.
Se você quer só perder tempo e sempre “esperar” para começar a fazer o que tem que ser feito e ter resultados, tem vários pseudo gurus para você seguir. Não eu.
Então pega o livro e mete a mão na massa. P***a. 🙂

About Gustavo Ferreira - Copywriter Profissional

Empresário, copywriter profissional e consultor estratégico de negócios.

One Comment

  1. Odair Jose Kwitschal

    14 de setembro de 2016 at 23:56

    Olá Gustavo, que dica valiosa essa agora terei mais controle em meus orçamentos de anúncios.
    Obrigado!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *