(Feliz) Dia da Mulher, Lula e uma Lição de Marketing

Do Escritório de Gustavo Ferreira
Terça-Feira – 08/03/2016

Cara Amiga,
(desculpe se você é um rapaz, hoje é Dia da Mulher)

Hoje é um dia especial!

Porque agora que passou meu fogo das últimas semanas (no bom sentido), tenho MUITA coisa legal para falar para você.
(alguma vez não trago alguma coisa bacana? 😉 )

Mas antes de desejar um feliz dia da mulher (pode ir pro “PS” direto se quiser), trouxe algumas lições importantes para você.

Primeiro…

Por que você acha que deu tanto “rebuliço” semana passada quando o ex-presidente Lula teve que depor?

E por que você acha que estou falando do Dia da Mulher?
(até mesmo mudando minha saudação tradicional de “caro amigo” para falar especificamente com as mulheres que me acompanham)

Primeiro o Lula:

Mais do que um presidente do nosso país (e não importa se “bom” ou “mal”)…

Lula construiu um posicionamento.

Criou uma marca que as pessoas se conectam a ele.

Mas não é uma simples conexão.

É uma conexão emocional profunda.

Como?

Porque muitos viram a trajetória dele.

Do “zero” a “presidente”.

E sempre carregou a bandeira e o discurso de um país melhor.

ISSO é uma lição de marketing.

Claro, pode ter havido manipulação, campanhas de marketing, etc, etc, etc…

Mas ele é amado E odiado por causa desse posicionamento.

Não estou em posição de julgá-lo.

Estou trazendo para você porque existe essa “birra” e “simpatia” à figura dele.

Porque quando você desenvolve:

– Uma história…
– Uma estrela…
– Uma solução…


E você mantém constância ao longo dos anos…

Você tem um mito.

E TODOS os mitos são amados e odiados.

Steve Jobs. Bill Gates. Silvio Santos. Faustão.

Eles se tornaram mitos.

O que nos leva ao Dia da Mulher.

Há várias histórias sobre a criação desse dia.

E mesmo a história mais popular possivelmente sendo mentira…
(aquela história que mulheres morreram queimadas, lembra?)

É uma história que…

– Comove (é uma boa história, admita!)…
– Coloca as mulheres como estrelas…
– Soluciona a “não valorização” da mulher.


O que torna esta data…

Um mito.

E hoje temos mulheres que se sentem ofendidas quando não são lembradas…

Movimentos feministas que usam essa data para defender os direitos das mulheres…

Homens que acham isso uma besteira…

Você percebe o mesmo movimento de “amor e ódio” em relação ao mesmo tema?

Porque é uma mensagem emocional consistente transmitida ao longo dos anos.

E você já entendeu onde quero chegar.

Você precisa criar uma mensagem, uma missão, uma conexão emocional profunda com seus clientes.

E você consegue isso contando histórias.

Histórias não apenas criam essa conexão emocional, mas também vendem.

conexao emocional jornada do heroi

Por isso a “Jornada do Herói” funciona.

Porque cria essa mesma conexão.

E mesmo você não se tornando um “mito”…

Você desenvolvendo essa conexão… você vende.

E se você está balançando a cabeça positivamente agora…

Você entendeu a minha posição.

Esse é um tema profundo e complexo.

Nas Cartas de Ouro Para Empresários, esse é o conteúdo da primeira Carta, e volto várias vezes no tema.

Porque quando você consegue transmitir o seu real valor e gerar essa conexão emocional profunda…

Você também se tornará um mito.

À Sua Riqueza e Felicidade!

Gustavo Ferreira

PS: à todas as mulheres, minha singela homenagem:

“Você, Mulher.
Não a menina, advogada, médica, ou professora.
Mas você, Mulher.
Que ilumina o mundo com sua luz e sorriso.
Que vive e luta por um mundo sem limites.
Vá.
Conquiste o mundo.
Porque este mundo, Mulher, é seu.”

PPS: há uma segunda lição de marketing neste e-mail, mas só vou falar amanhã 🙂

PPPS: estou preparando um material específico sobre copywriting nas próximas semanas… ainda não sei quando, nem como vou entregar.
Mas se você quer ser o primeiro  a saber, entre agora na fila de espera preferencial para saber antes de todos. (Desativado)

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