A Estratégia Donald Trump

A Estratégia Donald Trump

Do Escritório de Gustavo Ferreira
Sexta-Feira, 11/11/2016, 08:29

Caro Amigo,

Hoje é um dia especial!

Porque agora que voltei de férias, estou organizando a casa…

E 2016 ainda não terminou.

Estão me pedindo “dicas” para a Black Friday, mas falo sobre isso na semana que vem, ok?

Hoje quero falar de um tema importante do ponto de vista político…

E que fico super pilhado do ponto de vista de “copy”.

Hoje vamos falar do Donald. Não o pato. O novo presidente dos Estados Unidos.

Já falei que o Trump usou de ponta a ponta o gatilho mental da Polarização na sua campanha.

E hoje vamos mais fundo nisso.

Donald Trump

 Veja…

Por que as pessoas votariam em alguém que quer (editei o discurso de forma livre)…

… “fechar” o país para relações exteriores …… expulsar os imigrantes ilegais …

… antes de expulsar os imigrantes, fazê-los construir um muro …

 Fora as frases polêmicas sobre mulheres, violência, etc…

Simples, meu caro gafanhoto-copywriter.

A maior vitória do discurso dele é…


Fazer a América Grande de Novo.

Mais empregos para quem viu seu trabalho ser feito na China… e mais barato.

Manter o “sonho americano” vivo. Você pode prosperar e ter uma vida feliz.

Continuar o país mais forte do mundo (na economia e militar).

Claro, agora que ele se elegeu, o discurso já mudou…

Mas vamos olhar MAIS perto:


#1… Os EUA tem 3 inimigos:

  • A China (acabou com vários empregos)…
  • Os imigrantes (“roubaram” vários empregos)…
  • O terror (ameaçam a paz e as pessoas)…

Ou seja…

Ele tem contra quem lutar.

“Nós temos um inimigo invisível… Ele quer roubar seu dinheiro, e ameaça sua família. Vamos lutar juntos contra ele, e sua vida será melhor”.


#2… Ele falou DIRETO no “cérebro límbico”:

 donald-trump-e-hillary

“Você vai ter seu emprego, e sua família estará segura. Como você vai confiar em alguém que troca mensagens secretas pelo e-mail pessoal?”
 
Em quem você vai confiar? 🙂


#3… O Gatilho da Polarização no estado da arte:

 
Para QUALQUER tema polêmico… ele tem uma posição polêmica.

Não importa se é “certa” ou “errada”.

Em média, no máximo 9% das pessoas estudam “de verdade” um candidato e “estão” com ele.

Os outros 82% vão pela mídia.
(seja da TV, ou de outras pessoas)

TODO mundo falava do Trump.

Uns bem, uns mal.

Ele foi o candidato com maior publicidade gratuita que já vi.

E ele arrebanhou multidões porque…

Ele é um personagem forte.

Ele tem uma HISTÓRIA forte.

Do “nada” a bilionário… a presidente.

Megalomaníaco. É um homem de negócios.
(se “bons” ou “maus” negócios, é outra história)

E tudo isso… com uma astúcia que quero copiar.

A “idade” do discurso dele é de SETE anos.

Por exemplo, esse e-mail está com idade de 12,9 anos. Ou seja… Um adolescente lê… e entende.

Mas o pat…, ops, o Trump, FALAVA um discurso na idade de 7 anos.

Como ele mesmo fala…

“This… is… Yuuuuuuge.”

Meu recorde foi criar uma copy completa de 15.2 anos.

Os top copywriters conseguem entre 12 e 15.

Se você fala com seu cliente como uma criança de 7 anos… você “desliga” os filtros “adultos”.
E aí…

As vendas acontecem.

Ou você vira presidente 😉

Esse é meu presente para você hoje.

E como quero que você FAÇA algo… e tenha resultado…

Faça esse exercício:

Escolha um e-mail que você escreveu, e veja a idade dele.

Agora melhore. Use palavras mais simples. Frases menores.

2. Escolha um tema polêmico… escolha um lado… e FALE.

Vivo falando mal de “gurus” e do “marketing digital”.
(quantos “gurus” entregam valor de verdade para você? 99% só falam com você quando querem vender)

3. Qual necessidade você resolve?
 
Dinheiro, saúde, beleza…

Como falo no meu livro de gatilhos mentais
(na verdade, nos bônus do livro)

Só existem dois “gatilhos mentais”: sexo e sobrevivência.

Ative esses gatilhos…

E você vende.

Ou se elege.

À Sua Riqueza e Felicidade!

Gustavo Ferreira


PS: há um outro segredo do Trump…
Enquanto todos falavam de forma “política”… ele falava direto ao ponto. Como o povo fala. Fica a dica 😉

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