Gatilho Mental da Prova Social: Como NÃO Errar Feio

Do Escritório de Gustavo Ferreira
Segunda-Feira – 26/10/2015

Caro Amigo,

Outubro tem sido um mês fantástico para mim… o que torna esta última semana muito especial!

Teremos muitas novidades em breve! 🙂

E como estou em uma correria danada, hoje vou falar sobre um tema simples… que provavelmente você usa… e que pode errar feio se usar da forma errada.

Estou falando da tão famosa e conhecida… prova social!

É um gatilho mental simples e poderoso, e que pode ser usado para bem… ou para o mal.
(ou, em termos práticos: com você ganhando dinheiro ou perdendo dinheiro)

Bem, vamos ao que interessa:

O que é o gatilho mental da prova social?

É um gatilho mental onde ativamos o “efeito manada”. Ou seja, nosso cérebro pensa o seguinte: “se há mais pessoas, então deve ser bom.”

Qual a forma mais comum de utilizar esse gatilho mental? Com depoimentos de clientes satisfeitos.

Ou seja, se você tem um produto ou serviço e quer mostrar a prova social, coloque um depoimento!

Porém, aqui está o primeiro erro que você pode estar cometendo…

Se você simplesmente atulha depoimentos mostrando como você é fantástico… irá ativar o gatilho mental da desconfiança.

Ou, como falamos algumas vezes… “Hum… sei”.

Veja, a anatomia de um depoimento ideal geralmente segue o seguinte:

  1. Quem é a pessoa
  2. Como era a vida dela antes
  3. Como é a vida dela agora

Procure colocar depoimentos autênticos e reais. Mostre a transformação que as pessoas passaram.

Apenas elogiar o seu trabalho não é prova social.

Já paguei 4 mil reais por um curso… que comprei unicamente por causa de um depoimento.

O que este depoimento mostrou? Como a pessoa alcançou o objetivo e o sonho dela… que eu também queria alcançar!

Ou seja, procure isto em seus depoimentos. Procure remover objeções e mostrar os resultados que seu cliente alcançará comprando seu produto ou serviço.

E você terá resultados.

Agora, este foi o primeiro erro quando você usa este gatilho mental…

Porém, há outro erro curioso.

“Junte-se a mais 2.459 empresários de sucesso!”Gatilho mental, prova social, gatilhos mentais, copywriting, copywriter profissional, copywrite, consultoria estratégica de marketing

Você já viu algum anúncio ou uma landing page com um texto parecido com esse, certo?

Bem, tecnicamente esta é uma forma correta de utilizar a prova social. Porém, por que você pode estar errando feio nisso também?

Porque se você coloca um número que soa “absurdo” para seu cliente… você também ativará o “Hum… sei.”

E isso é fatal.

Por isso, você pode utilizar esta mesma estrutura simples, porém, de forma coerente.

Por exemplo: se você tem uma lista de 200 e-mails… você pode dizer algo como: “Junte-se a mais de 385 pessoas de sucesso”.

Você pode “subir” um pouco o seu número, sem problemas.

O que você pode fazer também é o seguinte: “Junte-se a mais de 200 pessoas recebendo dicas de sucesso”, ou “Quase 500 pessoas recebem dicas de sucesso todos os dias, receba também.”

Até aí é simples, certo?

Agora… por que este é um erro curioso?

Porque quando ativamos o efeito manada, as pessoas reforçam o comportamento que você acabou de mostrar.

Ou seja… muitos hoteis tem colocado em seus banheiros as seguintes placas: “74% dos nossos hóspedes reaproveitam a toalha e contribuem com o meio ambiente.”

Qual impacto isto tem? Mais pessoas reforçaram o comportamento e reaproveitarão a toalha.

Mas… e se o escrito fosse ao contrário? “26% dos nossos hóspedes não reaproveitam a toalha”

O resultado seria uma diminuição do número de toalhas reaproveitadas.

Um parque descobriu da pior maneira isto.

Uma das placas dizia algo parecido com isso: “400 pessoas todos os dias deixam lixo no parque.”

Você já imagina o resultado, certo? O volume de lixo no parque começou a aumentar porque se outras pessoas fazem o mesmo… deve ser aceito e “ok” fazer isso.

Portanto, este é um gatilho mental simples e poderoso… e agora você pode conseguir resultados muito diferentes utilizando ele da forma correta.

Curiosidade extra: sabe por que é importante você ser considerado um best-seller? Porque se você é um best-seller, significa que muitas pessoas compraram de você. Logo, se muitas pessoas compraram, deve ser bom!

E aproveito para perguntar… você sabia que meu livro está nos mais vendidos da categoria de Marketing da Amazon? 🙂

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E já passamos da marca de 21 empresários que fazem parte das Cartas de Ouro, onde auxilio você durante um ano inteiro a construir um negócio sólido e de sucesso. Junte-se a nós!

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À Sua Riqueza e Felicidade

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