Letras Miúdas: Porque Ontem Escrevi CORRÃO?

By on 18 de agosto de 2016
tecnica de copywriting polarizacao quebra de padrao palavras que vendem

Do Escritório de Gustavo Ferreira
Quinta-Feira, 18/08/2016, 13:11

Cara Amiga,

Caro Amigo,

Ontem dei muita risada com o e-mail que escrevi.

Recebi respostas como…

“Gustavo, você perdeu toda a credibilidade comigo”

“Você quase me matou do coração e me deixou puto procurando essa palavra que não existe”

“Cara, seu e-mail saiu com um erro!!!”
Algumas pessoas perceberam mais rápido e disseram…

“Saquei o que você fez, gostei!”

“Achei genial o que você fez, mas qual é o impacto real disso?”

Bem, vamos por partes.
#1… Eu NÃO escrevi errado “por acidente”. Eu QUIS escrever “CORRÃO”

O tema do e-mail de ontem foi como você chama a atenção do seu cliente.

Veja…

Um “especialista em palavras” cometer um “erro gramatical” (que ainda estava em maiúsculo)…

Chama a atenção.

Algumas pessoas ficaram bravas, mas consegui meus objetivos…
Objetivo #1: Chamar a atenção

Não foi meu melhor e-mail, mas ele entrou nos “top 20” de aberturas (para quem manda e-mails quase todos os dias isso é bom)

Alguns abriram apenas para saber se era brincadeira ou erro mesmo.

O que leva ao segundo objetivo…

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Objetivo #2: Incitar uma resposta

Essa foi uma “provocação” calculada para fazer as pessoas interagirem comigo.

Seja para boas risadas, ou para receber mensagens de ódio.
(eu ainda gosto de você senhora F, não foi pessoal 🙂

Essa também é uma métrica não oficial para medir a “temperatura” da lista.

Se muitos interagirem, é provável que estou em um bom relacionamento (e como as mensagens bravas ficaram na proporção 4:1, acho que estou bem).

Mas essa resposta, essa provocação, tinha outro objetivo…
Objetivo #3: Deixar algumas pessoas REALMENTE bravas (e tirar outras do muro)

Quando você “irrita” sua lista, sua audiência, você cria uma polarização.

E, se você ainda não percebeu…

Polarização vende.

Por isso há o risco de Donald Trump ser o próximo presidente dos Estados Unidos.

Porque ele polariza. E mesmo quem fica no lado “negativo”, ainda faz propaganda de você.

É esse o motivo porque, de tempos em tempos, vemos campanhas agressivas, que geram essa polarização enorme…

Porque a polarização…

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Objetivo #4: Vende 🙂

Isso não é ciência do outro mundo.

Quando falo que sou contra o marketing digital, que não vou perder tempo com quem não investe R$ 7 no meu livro…

Polarizo… e vendo.

Claro, vou continuar enviando e-mails e conteúdo para você, porque é assim que domino o mercado.
(até porque a maioria dos “gurus” são bela fraudes, olha a polarização aí de novo!)
[nota: não me intitulo guru, sou só um megalomaníaco que gosta de uma polêmica saudável]

Mas vou enviar MAIS conteúdos… para quem já é meu cliente.

E você, na minha opinião, deve fazer o mesmo.

Valorize quem está disposto de verdade a estar com você.

A maior mentira do marketing digital, na minha opinião, é que você deve atrair leads. Você pode usar essa estratégia, eu também a uso…

Mas você não ganha dinheiro se só der conteúdo gratuito.

São clientes que fazem seu negócio crescer e lucrar.

E claro, não é por R$ 7…

É porque quando alguém levanta a mão e diz “realmente quero entrar no seu mundo”…

Você tem MUITA chance de ganhar dinheiro.
(mais disso em breve)

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#2… Como você NÃO deve fazer o que fiz:

Algumas pessoas usam, com certa frequência, alguns e-mails com o assunto…

“Sexo”

“Drogas”

E similares.

E ainda começam o e-mail mais ou menos assim:

“Esse email não tem nada haver com sexo/drogas, mas já que consegui sua atenção, acho que você ia querer comprar isso.”

Peeeehhhh.

ASSIM você perde a credibilidade.

O meu “corrão” tinha ligação direta com o assunto do e-mail.

Precisava chamar sua atenção… e se eu mandasse um e-mail SEM essa palavra…

Ia ter muito menos aberturas e respostas do que tive (o Teste A/B me confirmou isso, obrigado).

Mas aqui está o pulo do gato…

Meu gancho tinha ligação com o tema.

Diferente dos assuntos escusos que alguns usam.

Essa é uma técnica de copy que você pode usar, mas com moderação.

COMO você quebra o padrão de uma pessoa e consegue a atenção dela?

Pense nisso…

E em breve compartilho algumas técnicas-ultra-ninjas para você ganhar dinheiro com quem já é seu cliente.
(sério, se você não tem meu livro não sei o que você está fazendo ;-p

À Sua Riqueza e Felicidade

Gustavo Ferreira

PS: semana que vem entro em férias, mas já estou preparando uma mega surpresa para você que já está no meu mundo.
Então…
Aproveite agora e aceite esse presente, você vai adorar quando receber!

About Gustavo Ferreira - Copywriter Profissional

Empresário, copywriter profissional e consultor estratégico de negócios.

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