Copywriter Profissional: o que é e o que faz um copywriter?

Veja que interessante:

Muito se tem buscado por um copywriter profissional, porém poucos entendem o que ele faz.

Como bem disse Reynaldo Bosquet, se fosse um profissional qualquer, grandes nomes como Dan Kennedy, Jon Benson e outros não cobrariam pelo menos 25 mil dólares por uma carta de vendas.

Afinal, o que é um copywriter?

É um profissional que é especializado em escrever cartas de vendas. Alguns chamam de Redator Publicitário.

A carta de vendas (mesmo que o objetivo da comunicação não seja vender), é o produto final de uma análise estratégica de negócios.

O copywriter deve conhecer o ambiente do mundo de negócios, além das técnicas de escrita.
O copywriter precisa ser  um vendedor na vida real.

O que um copywriter pode fazer?

Para começar, a tarefa básica de um copywriter é escrever.

Essa escrita contempla vários aspectos de toda a comunicação com seu cliente. Perceba que é mais do que apenas criar um anúncio, é mais do que criar uma carta de vendas.

Para uma comunicação efetiva, você precisa compreender todos os pontos de contato que seu cliente terá. Existem copywriters especializados em cada um desses pontos, porém, o fundamento é o mesmo.

Atualmente, a maioria dos profissionais que fazem esse trabalho tem se especializado nas mídias digitais, então lembre de verificar a experiência e a especialidade de quem você está avaliando.

copywriter o que faz
Copywriter: o que faz na sua empresa

Vídeo Complementar: O Que é Copywriting e o Que Faz um Copywriter?

Os pontos de comunicação envolvem:

1. Anúncios na internet

Esses anúncios envolvem: ads no Facebook, ads no Google, chamadas no Twitter, banners…

O uso dessas chamadas na internet tem como objetivo principal chamar a atenção do seu cliente. A maior parte das vezes envolve um trabalho misto entre imagens e textos.

2. Peças publicitárias

Muitas empresas ainda tem a realidade e a necessidade de criar peças físicas, como folders.

A base da comunicação persuasiva é a mesma, porém, a dinâmica da resposta do seu cliente é diferente.Porém, esse continua um modelo efetivo. Um anúncio da Mercedes em uma revista foi o que mais vendeu até hoje.

3. Vídeos e artigos de conteúdo

O que determina um conteúdo ser envolvente, e outro não?

A estrutura.

Se você precisa criar conteúdos relevantes, e precisa do engajamento, existem técnicas específicas que podem ser usadas para tornar seu artigo mais atraente.

4. E-mails

A maior fonte de resultados das empresas hoje.

Se você quer resultados, precisa de e-mails que convertem, e uma habilidade primordial de um copywriter é escrever e-mails.

5. Vídeos e Cartas de vendas

É aqui que o dinheiro mora. Escrever uma carta ou um vídeo de vendas é o processo mais importante de um copywriter na sua empresa.

Uma carta de vendas tem o poder de transformar negócios normais em negócios milionários. O que realmente faz uma empresa vender não é ter um bom produto.

É ter a melhor carta de vendas.

6. Roteiro para telemarketing

Sua empresa precisa de contatos ativos ou receptivos com seus clientes?

Lembra que a carta de vendas é um diálogo? É justamente aqui que você “ouve” as respostas dos seus clientes. E a mágica acontece quando mesmo escutando as respostas, você consegue conduzir seu cliente para o resultado final, que é a venda.

Uma situação típica para clínicas médicas que precisam confirmar consultas dos pacientes. Se você pedir para seu cliente dar uma confirmação dupla, reduz enormemente o índice de faltas.

7. Discurso em palcos

Você já esteve em uma palestra que o palestrante levou todos à loucura? Ele pode não saber, mas está aplicando técnicas de copywriting 🙂

8. Aulas em escolas

Já imaginou se os professores conseguissem vender as aulas?

Da mesma forma que é possível vender um produto, é possível vender uma aula emocionante.

9. Catálogos de produtos, cardápios

Sim, mesmo para situações diferentes como essa, é possível aplicar as técnicas de copywriting para levar seu cliente a comprar o que você quer.

Você precisa saber exatamente sua necessidade para encontrar o melhor profissional que irá atender as suas necessidades.

Como encontrar um copywriter profissional?

A boa e velha indicação continua valendo como sempre.
No Brasil, há poucos que reconheço como grandes copywriters. Porém, o principal critério é:

Você consegue encontrar histórico de resultados?

Nem sempre os clientes autorizam a divulgação, porém procure encontrar nomes que você possa confirmar a competência e o resultado do profissional.

Além do histórico, que quase sempre pode comprovar a competência do profissional, alguns copywriters acabam se especializando em alguns nichos, então pode ser interessante você procurar essas referências.

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