Copywriting e Call To Action: Será Que Só Falta Isso Para Você?

Do Escritório de Gustavo Ferreira
19/08/2015

Caro Amigo,

Você já deve ter ouvido falar várias vezes (inclusive de mim) que você precisa preparar conteúdo relevante em seu site ou blog, e isso atrairá clientes para você, certo?

Certo… porém, imagine que você já fez isso… e não está vendendo.

Será que mentiram para você? Construir conteúdo relevante é apenas mais uma grande balela que falam para te enrolar?

Calma… Na verdade, essa é uma grande verdade, porém há um detalhe (esse sim não te contam) que faz toda a diferença. Além do conteúdo relevante você precisa de um… call to action.

Uma chamada para ação.

Veja, quando você constrói conteúdo relevante (como exemplo este post), você está ativando o gatilho mental da reciprocidade.

Sim, de alguma forma você está dando algo de valor para seu cliente, e psicologicamente em um nível inconsciente, ele se sente “obrigado” a retribuir.

Isso é manipulação? Não. É apenas psicologia.

Quantas vezes você já sentiu aquela “obrigação” de comprar algo porque fez uma degustação? Você gostou (ou se sentiu pressionado psicologicamente) e retribuiu.

Porém… se o gatilho mental da reciprocidade está sendo ativado… o que falta para você vender mais? Para gerar mais leads?

Possivelmente você não está pedindo para seu cliente comprar.

Exemplos de Call To Action

Veja, essa é uma das partes mais simples… e que tem um poder enorme se você souber como usar.

Alguns exemplos de call to action efetivos (já aviso que são extremamente simples… e precisam ser assim!):

  • Cadastre-se Agora
  • Faça Seu Cadastro Agora
  • Inscreva-Se Agora
  • Peça Uma Demonstração
  • Clique Aqui
  • Ligue Agora
  • Agende Sua Visita
  • Doe Agora
  • Agende Sua Consulta
  • Baixe Agora o Seu <material>
  • Clique Para Continuar

Simples, não?

Se você já está entregando conteúdo relevante para seu cliente, pode ser que falta isso para você conseguir mais leads e gerar mais vendas.

Como Turbinar Suas Chamadas de Ação

Agora que você já entendeu o que são os calls to action, existem algumas pequenas técnicas para você conseguir maior engajamento.

O que você acha que é um call to action que vai gerar mais cliques?

Opção A: Peça Uma Demonstração

Opção B: Quero Pedir Uma Demonstração

Em média, a Opção B consegue 15% mais cliques.

Quando você coloca uma chamada de ação na primeira pessoa, você literalmente coloca palavras na mente do seu cliente…

Agora, se 15% a mais de conversão já começa a fazer diferença para você… existe mais um pequeno truque que aumenta cerca de 30% sua taxa de opt-in (ou seja, você potencialmente aumenta em 49% sua taxa de engajamento com esses dois segredos).

Veja essas duas imagens:

O primeiro passo é uma chamada de ação em primeira pessoa: copywriter profissional consultoria de marketing call to action

Quando seu cliente clicar nesse botão, ele já terá tomado uma ação. O grande segredo é: a próxima ação se torna mais fácil.

E para aumentar ainda mais as conversões, você faz seu cliente confirmar a ação que ele acabou de tomar!

Veja, você está ativando o gatilho mental do compromisso e coerência.copywriter profissional consultoria de marketing call to action gatilhos mentais gatilho mental compromisso e coerenciaImagine o diálogo na sua própria mente… “Quero me inscrever… Sim, eu quero participar!”

Há apenas um “erro” na imagem acima. O botão “Clique Para Continuar” está com uma exclamação no final.

Isso não é exatamente um erro… porém a exclamação, dependendo do contexto, dá a ideia de sensacionalismo. Por isso, evite usá-la. No caso da imagem acima, deveria ser testado no mínimo dois cenários: com reticências e sem pontuação.

(veja que as vezes o custo para você testar não compensa o resultado… talvez conseguíssemos uma taxa de conversão 5% maior… mas o esforço seria tão grande para um resultado tão pequeno que descartamos o teste)

Existem várias outras formas de você utilizar chamadas de ação com seu conteúdo relevante e utilizar o princípio da reciprocidade para gerar mais vendas…

Porém, para hoje, comece com o básico! Revise seu site e veja se está usando as chamadas de ação corretamente para criar o máximo de engajamento possível.

Se você quer saber como uma empresa saiu do 0% a 42% de faturamento online (e para você ir mais fundo em negócios, tráfego e conversão), essa pode ser a mensagem mais importante para você: Leia agora!

(viu minha chamada de ação? 🙂 )

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