[Estudo de Caso] Do Zero a 2 Mil/Mês

By on 17 de maio de 2018
estudo de caso

Do Escritório de Gustavo Ferreira
Quinta-Feira, 17/05/2018

 

Marco,

Hoje é um dia especial!

Porque hoje vou compartilhar com você um projeto que estou iniciando agora…

E vou mostrar meu passo a passo para em um nicho onde tenho ZERO autoridade, ZERO experiência e ZERO conhecimento…

Consigo gerar um faturamento de R$ 2.000 / mês, em um período que estimo de 6 meses para isso.

Preparado?

Antes, apenas uma “pegadinha”. Não vou falar qual nicho é.

Porque sei que pelo menos 20 pessoas vão dar “cópia e cola” no que eu fizer, e não estou afim de acionar meu amigo processinho, nem de dar lição de moral no “feice”.

Vou compartilhar o que EU acho legal e o que EU estou fazendo para iniciar um nicho do zero.

Passo 0: Olhe para a sua vida

Sim, esse primeiro passo é importante.

Porque oportunidades existem para todos, porém… somente quem enxerga… e toma AÇÃO… é que aproveita.

Por isso, olhe para a sua vida.

O que você gosta? O que você faz? O que você tem curiosidade? O que as pessoas tem curiosidade? O que as pessoas tem dificuldade?

Aqui todas as ideias são válidas. E você pode se surpreender com a quantidade de oportunidades disponíveis.

Pegue papel e caneta, e anote suas ideias.

Fiquei alguns meses “aberto” para novas possibilidades, até que cheguei em 4 ou 5 nichos que pretendo explorar daqui para frente.

Com suas ideias em mãos, vamos para o “primeiro” passo.

Passo 1: Veja se há demanda (Google)

Sim, o bom e velho Google.

Primeiro jogue no Google sobre o nicho que você tem interesse. Sei lá, “empinar pipa”.

Veja o que aparece.

Veja se há muitos ou poucos sites, acesse alguns dos resultados, e navegue também por algumas páginas…

Veja o que as pessoas perguntam, sobre o que falam, se há anúncios (Adwords ou outro), recompensas digitais e produtos à venda.

Faça essa primeira pesquisa macro…

E depois vá para o planejador de palavras chave do Adwords, ou algum equivalente.

Como eu tenho acesso ao volume de buscas do Google porque sou pagante do Adwords, comecei a fazer algumas pesquisas interessantes…

Na minha primeira pesquisa, identifiquei um termo com cerca de 15 mil pesquisas e baixa concorrência.

Joguei em uma busca simples esse termo exato, e para minha surpresa… apenas dois ou três sites bem posicionados, e nem eram sites especialistas (só 1 com conteúdo razoável).

Nessa altura, já identifiquei algumas ofertas e recompensas que eram oferecidas, me inscrevi em algumas listas…

E vi que o follow-up por e-mail (e mesmo chatbot, etc) é péssimo.

Então, fui para o próximo passo.

Passo 2: Veja se há produtos para vender

Veja, não gosto do mercado de afiliados…

Mas para validar uma oferta, uma comunicação e um mercado novo… preciso ver se há alguém atendendo essa “demanda reprimida”.

Basicamente entrei na Hotmart, Eduzz e Monetizze. Também olhei rapidamente a Amazon (mas como a comissão é muito baixa, descartei).

Pode ser que você consiga até produtos físicos para vender.

Mas em uma planilha do Excel simplesmente listei:

– Produto
– Link das páginas
– O que tem (no produto)
– O que não tem
– Preço de venda
– Valor de comissão
– Diferencial em relação aos outros produtos

Não se engane, apesar que minha lista final ficou com apenas 5 produtos (que no final já selecionei 1 para iniciar os testes), avaliei quase 20 ofertas diferentes (a maioria uma b*sta, mas essa é outra história).

Aqui meu pensamento é simples: consigo testar rápido se é um nicho comprador?

Para esse nicho específico não espero um valor de ticket alto… mas valores até R$ 197 de venda, já vi que o público paga (sendo a maior gama de ofertas de R$ 27 a R$ 97).

E mais para frente posso até fazer algumas parcerias para vender produtos físicos.

Passo 3: Veja o volume real de pesquisas

Aqui de volta ao Google.

Peguei 3 termos principais do nicho que a essa altura já identifiquei…

E fiz a pesquisa completa de palavras-chave.

Não fiz uma pesquisa tão extensa assim…

Mas de 561 resultados, filtrei 41 palavras-chave com um total de 119.500 pesquisas.

Apenas para você ter uma referência, o termo “gatilhos mentais” e algumas variações, nem chegam a 20 mil pesquisas por mês.

Conta de padeiro: 120 mil visitas x 10% (tráfego captado) x 2% (conversão em leads) x 5% (conversão em vendas) = 12 vendas por mês, com ticket médio de R$ 50 = projeção de R$ 600 de faturamento por mês.
(um pouco menos porque vou começar com uma oferta de afiliado, e também vou investir em tráfego pago para ir mais rápido)

Não é “uau”…

Mas na minha conta de padeiro, justifica. E existe uma tendência razoável de todas as métricas serem maiores com a estrutura megalomaníaca que planejei.

Agora, o pulo do gato é o próximo passo.

Passo 4: Estrutura de tráfego e comunicação

Agora vamos falar de “trabalho braçal” de fato.

Veja, identifiquei 41 palavras-chave (algumas são variações)…

Até com base na pesquisa que já fiz dos sites no mercado…

Preciso criar “apenas” 12 mega conteúdos.

Sim, estou falando de artigos com no mínimo 2 mil palavras, cheios de imagens, vídeos e capturas…

E também há mais 16 conteúdos específicos que não faz sentido condensar em apenas um…

Então minha estrutura será mais ou menos assim:

– 4 “Super Mega Artigos” (com estimativa inicial de 5 mil palavras cada)
– 8 “Super Artigos” (com estimativa inicial de 2 a 4 mil palavras cada)
– 16 artigos específicos sobre conteúdos que não fazem sentido agrupar

Além disso…

Com base na pesquisa que fiz (principalmente de outros produtores), já tenho planejado uma sequência de 90 e-mails, que também vão andar “sincronizados” com um chatbot.

Sim, fiz minha lição de casa.

Fiquei quase 2 dias inteiros fazendo esse levantamento.

Porém, falta uma coisa…

Passo 5: Ação

Do que adianta ter todo esse trabalho do c*cete se não coloco em prática?

Então, os próximos passos são:

1. Comprar um domínio…

2. Me afiliar ao produto “vencedor”…

3. Montar 4 artigos (ainda não necessariamente na versão completa)…

4. Colocar uma captura em cada um dos artigos…

5. Montar a estrutura inicial de 5 a 10 e-mails de venda…

6. Enviar tráfego pago…

Estou compartilhando com você “em tempo real” o que estou fazendo…

Provavelmente daqui 1 ou 2 semanas envio a “parte 2” desse estudo de caso.

Gostou? 🙂

Responda nesse post do grupo do Facebook.
(se você ainda não está participando, terá que pedir seu acesso)

À Sua Riqueza e Felicidade!

Gustavo Ferreira

PS: nas Cartas de Ouro Para Empresários e no Programa Elite vou compartilhar alguns vídeos falando mais detalhes sobre tudo isso que estou construindo… e também é uma aplicação prática de tudo que ensino.

PPS: assim que as coisas andarem, compartilho meus aprendizados, o que funcionou ou não, e algumas outras “pérolas” que estou planejando.

About Gustavo Ferreira - Copywriter Profissional

Empresário, copywriter profissional e consultor estratégico de negócios.

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