Gatilhos Mentais: Escassez – A Pior Emoção Humana

Do Escritório de Gustavo Ferreira
Segunda-Feira – 24/08/2015

Caro Amigo, hoje é segunda-feira de perguntas!

Para começar bem a semana, hoje é o dia que respondo uma pergunta sua!
Pode mandar sua pergunta para contato@copycon.com.br sobre negócios, marketing, copywriting, tráfego, ou o sentido da vida, que responderei em breve!

Essa semana estou realmente inspirado… Ano passado tive a oportunidade de assistir uma palestra do Flávio Augusto, do Geração de Valor.

E ele falou algo que me tocou muito. Ele disse mais ou menos assim:
“Quando você escuta dos outros que está louco, você está no caminho certo.”

Bem, quando falei para minha esposa o que vou fazer, ela olhou para mim depois de alguns segundos e disse… “Você está louco.”

Exatamente por isso tenho CERTEZA de que estou no caminho certo! 🙂

Aqui está sua oportunidade…
Comprei 50 livros do Geração de Valor do Flávio Augusto… e vou DAR um desses livros a todos que fizerem parte da família das Cartas de Ouro!

Legal, não é?
(minha esposa acha que estou louco só porque cada livro custa mais de 30 reais e o valor da sua assinatura é menos de 10 reais por mês… mulheres…)

Pegue seu livro agora! 🙂
ATUALIZAÇÃO 18/11/2015: os livros do Flávio Augusto não estão mais disponíveis como bônus.

Vamos à pergunta de hoje!
(na verdade são duas perguntas bem parecidas e vou responder junto)
gatilhos mentais escassez gatilho mental copywriting copywriter profissional consultoria estrategica marketing negocios consultor de negócios gustavo ferreira
1 – O que você me indica e preciso fazer para aumentar minha  autoridade,  escalar e atrair clientes para meu grupos de coaching para infoempreendedores numa sequencia lógica e consistente…ate criando fila de espera ? E me tornar referencia como coach de infoempreendedores que alcançam resultados mensuráveis?

2 – Qual método posso seguir para aumentar meus clientes de coach? Sou coach integral sistemico e quero aumentar meus clientes e futuramente ser um produtor. Qual o melhor caminho para essa primeira fase?

Veja, minha resposta se aplica a praticamente todos os serviços que você quiser vender (seja você coach, terapeuta, advogado, arquiteto, etc…)
Mesmo empresas que oferecem outros tipos de produtos e serviços podem aplicar a mesma estratégia.

Existem os métodos convencionais para você aumentar sua autoridade e conseguir leads e clientes.
Indicação, site com conteúdo relevante, landing pages, tráfego pago, orgânico, etc…

Porém, existe algo que faz toda a diferença.

A PIOR sensação humana.
(ou a melhor, se você for marketeiro)

Você sabe por que a Ferrari é tão valorizada? Porque existem poucas unidades. Porque é exclusiva. E não é qualquer um que pode ter uma Ferrari.

Isso é gerado pelos gatilhos mentais… E essa é a sensação conhecida como o gatilho mental da escassez.

Se algo que você oferece (ou vê) é única, exclusiva, escassa… você tende a valorizar.

E se você souber que isso pode acabar (como as datas finais de lançamentos), é quando você se sente com mais vontade de tomar uma ação.

Existem várias formas de você aplicar isso.
“Apenas para os 50 primeiros”, “É só até hoje”, “Vagas limitadas”…

Não vamos entrar no mérito se essa escassez “vendida” é real ou não (o ideal é que deve ser).

O que importa é que funciona. Se você precisa muito vender algo, aplique escassez e você conseguirá.

No caso, meus amigos coaches que perguntaram como podem vender mais os serviços…

Para isso, prefiro uma solução um pouco diferente, e pouco explorada.

Combine escassez com prova social.

Como?

Com uma fila de espera.

Na cabeça de várias pessoas, se há fila para comprar algo, deve ser bom. A fila representa nossa prova social. “Mais pessoas esperando = Maior valor“.

E se você disser que sua agenda está lotada (escassez), que já há pessoas esperando para serem atendidas (prova social), e que seu cliente tem o privilégio de entrar na fila de espera (escassez e autoridade)?

Isso é… poderoso.

E simples, não é mesmo? E como aplicar isso?
Você pode aplicar todas as técnicas de marketing digital para direcionar seus clientes para a sua fila de espera 🙂

(dica extra: se você falar que tem 20 pessoas na fila e no dia seguinte já marcar com o novo entrante, vai perder completamente o sentido, então preste atenção!)

Se você tem depoimentos dos seus clientes, coloque-os também na sua comunicação, porque isso mostra prova E reforça sua autoridade.

Veja que o segredo está sempre na simplicidade. Sem extravagâncias você consegue construir sua imagem e sua reputação de forma tranquila e ponderada.
Você pode começar colocando em suas próprias mídias sociais uma mensagem como essa:
“Amigos e Clientes, hoje estou muito triste…
Eu sei que deveria estar feliz, porque estou com MUITOS clientes… só que estou triste porque não estou conseguindo atender a todos vocês.
Por isso, preciso da sua ajuda para conseguir me organizar e te atender. Estou abrindo uma fila de espera (na verdade já tenho 8 pessoas esperando), e se você também quer mudar sua vida através de um coach xyz, essa é sua chance.
Então entre na fila e falaremos em breve!”

Claro, você pode fazer isso de um jeito mais “hard core”, e até mesmo fazer um lançamento para sua fila de espera. É uma escolha. O que importa é que o gatilho mental da escassez é um dos mais poderosos. Use com moderação e responsabilidade.

Deixe um comentário com o que você achou!

À Sua Riqueza e Felicidade!

Gustavo Ferreira

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