12 de 40 Caminhos da Inovação em Negócios

By on 27 de janeiro de 2016
ideias-criativas-de-negocios copywriting estrategia de negocios

Do Escritório de Gustavo Ferreira
Quarta-Feira – 27/01/2016

Caro Amigo,

Já falamos sobre como construir 1 ano de resultados em 3 meses e a importância da sua Grande Ideia de negócio

E agora vamos falar de inovação real.

Afinal, você não quer ser uma commodity, quer? 😉

Quando você pensa em inovação e criatividade, o que vem na sua mente?

Marketeiros em festa, talvez com algumas substâncias para “expandir” a mente?

Pessoas trancadas em salas com alguém gritando “inovem! inovem! inovem!”?

Ou será que existe um processo mais fácil para isso?

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Quem é a commodity?

Veja que para bem ou para o mal, você não precisa de muito.

Olhe para seu concorrente. Olhe para seu mercado.

No grupo das Cartas de Ouro Para Empresários tenho recebido vários comentários de que o que entrego tem sido um divisor de águas.

Mas… será mesmo?

Ou simplesmente estou fazendo meu trabalho?

Infelizmente o mercado está cheio de pessoas e empresas que não agregam valor real aos clientes.

O mundo do marketing digital infelizmente permite que “qualquer um” entregue “qualquer coisa”.

E mesmo empresas “do mundo real”, muitas vezes entregam um serviço mais ou menos.

Você quer ser lembrado como “mais ou menos”?

Ouvi há muito tempo que basta você ser “meia boca” que você já está acima da média do mercado.

E isso é…

Péssimo.

Para você. Para seus clientes. Para o Brasil.

Por isso o meu compromisso de Construir Um Brasil Mais Rico e Feliz.

Porque ser “meia boca” não é o suficiente.

Quero que você AGORA levante a bandeira de um Brasil Mais Rico.

Você merece.

Você pode criar algo extraordinário.

Você pode ser a grande referência do seu mercado.

E agora entrando no tema deste post, quero dar para você um caminho.

Inovar exige criatividade.

E apesar dos diversos exercícios de aumentar a criatividade…

Isso costuma ser complicado quando falamos de negócios.

Se existisse um mapa (um com 40 passos, para ser específico), que te desse um caminho não criativo para a criatividade nos negócios, você seguiria?

Não entendeu nada?

Tudo bem, eu demorei também. 🙂

Acredito que todos nascemos hiper creativos, e justamente nossas escolas (e muitas famílias) são as primeiras a cortarem nossa criatividade.

Mesmo as pessoas consideradas criativas, na verdade costumam perder uma infinidade de outras possibilidades.

E não é culpa delas.

Se inovar fosse um processo fácil, o mundo já estaria bem melhor.

Porém…

Quero entregar para você um caminho que pode deixar o seu caminho para inovação mais fácil.

Recebi há um tempo um material do Roy Furr onde ele apresenta um conceito que aprendeu com um cliente sobre a matriz TRIZ.

É um método de não criativo de criatividade que pode ser usado para criar inovação real.

Pode ser usado para tudo.

Para inventar novos produtos, novos serviços.

E para aplicar no seu marketing!
(esse é um site de estratégias de negócios e técnicas de copywriting, não poderia ser diferente!)

Vou entregar aqui alguns dos princípios TRIZ que você pode usar para criar inovação real nos seus produtos e serviços.

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1 – Segmentação

Divida um objeto (seu produto ou serviço) em partes independentes: Um funil de vendas separado em tripwire, core e upsell. Um programa completo vendido em diversos módulos.

Faça um objeto fácil de desmontar: Serviços sob demanda (SaaS). Produto ou serviço com vários módulos agregados que podem ser “acoplados”.

2 – Junção (“merge”)

Aproxime (ou junte) objetos idênticos ou similares: venda um produto concorrente junto com o seu. Faça promoções dois em um. Junte vários programas, produtos ou serviços em um só.

3 – Universalidade

Faça uma parte ou um objeto fazer várias funções; elimine a necessidade de outras partes: Combine educação com consultoria e serviços “done-for-you”. Crie uma forma do cliente obter o resultado que deseja com a aquisição.

4 – Empilhamento

Coloque um objeto ou serviço dentro do outro; faça um objeto passar pelo outro como uma cavidade: quanto mais ofertas o cliente compra, mais ofertas recebe. Múltiplas ofertas dentro de um funil. Programa que aborda os temas principais abordados em mais profundidade em outros programas.

5 – Amortecimento retardado

(é, algumas traduções ficam estranhas 🙂 )

Prepare meios emergenciais para compensar a baixa confiabilidade de um objeto: Pré-venda de um produto ou serviço antes dele existir. Suporte editorial para dar base e corpo a um lançamento futuro.

6 – Dinâmica

Permita que características de um objeto mude para encontrar o melhor resultado operacional possível: Pergunte aos seus clientes o que querem receber ou aprender. Opções flexíveis de pagamento.

7 – Ação Periódica

Ao invés de ação contínua, faça ação periódica: Ao invés de entregar o produto completo de uma vez, entregue aos poucos. Opções flexíveis de pagamento.

Se já é periódico, mude a magnitude e a frequência: Upgrades de pacotes.

Use pausas entre os impulsos para fazer uma ação diferente: Ofertas relâmpago.

8 – Limões em Limonada

Use aspectos negativos para alcançar efeitos positivos: exponha suas falhas e fraquezas e como isso é bom para a característica do seu produto ou serviço.

9- Feedback

Introduza feedback para melhorar um processo: crie uma sequência de e-mails dinâmica que permite receber feedback e fazer follow-up direto com seus clientes para melhorar o serviço.

10 – Copie

Ao invés de objetos caros, frágeis e pouco disponíveis, use cópias mais simples e baratas: Copie características do produto e serviço do concorrente. Procure argumentos de venda que funcionam e os adapte.

11 – Mudanças de Cor

Mude a cor externa de um objeto ou do seu ambiente: Mande sua próxima comunicação com cores diferentes para chamar a atenção. Ofereça opções de cores (ou de perfil, ou de informação).

12 – Expansão Térmica

Use expansão (ou contração) térmica de materiais, ou use múltiplos componentes com coeficientes térmicos diferentes: Dê privilégios aos clientes que mais interagem com você. Mais dá, mais recebe.

Ufa!

Esse foi um dos posts mais trabalhosos que fiz até hoje!

E por mais que ele pareça simples… Tenho certeza que ao você ler esses atalhos, já teve várias sacadas.

Usando esses e outros princípios da matriz Triz (veja ela completa aqui, em inglês), você pode ter ideias realmente genuínas e inovadoras.

Novamente, esse é um caminho fácil?

Não.

Mas quando você assumir a responsabilidade de ser o MELHOR no seu nicho, no seu mercado…

Este é um caminho de inovação e diferenciação real que você pode tomar.

Não importa se você tem um negócio digital, ou um negócio físico.

Você pode inovar.

Apenas essa lista acima pode adicionar MUITO lucro na sua operação.

O que você vai fazer? 🙂

À Sua Riqueza e Felicidade!

Gustavo Ferreira

About Gustavo Ferreira - Copywriter Profissional

Empresário, copywriter profissional e consultor estratégico de negócios.

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