Como Construir 1 Ano em 3 Meses

By on 19 de janeiro de 2016
planejamento-estrategico-empresarial

Planejamento Estratégico Empresarial

Caro Amigo,

Você é uma commodity?

Sim, essa é uma pergunta provocativa para você pensar…

E mudar.

Quer um exemplo prático e real?

Copywriting e resposta direta está se tornando uma commodity.

Quer exemplos mais próximos?

A comida que você come, as roupas que você usa, o serviço que sua empresa faz.

A função que você faz no serviço.

TUDO é uma commodity.

Pelo simples fato de que há muita gente fazendo TUDO.

Então a pergunta fundamental é…

COMO você deixa de ser uma commodity?

Bem, essa é uma pergunta complexa de ser respondida…

Ou não 🙂

Afinal, é por isso que eu sempre falo que o segredo está na simplicidade!

Vamos primeiro desvendar alguns mitos.

Primeiro, tenha em mente que SEMPRE haverá demanda para um produto (claro que com a devida pesquisa de mercado)…

Outro dia estava conversando com um parceiro se um produto tinha potencial de vendas, e eu disse que sim.

Como era um produto digital, essa pessoa estava preocupada se o mercado não ia ficar “cansado” do produto logo.

Eu disse que não.

Porque no Brasil ainda há 100 milhões de pessoas que nem tem acesso à internet.

E 100 milhões é um número enorme, acredite 🙂

Dos outros 100 milhões que já tem acesso à internet, no máximo 10% já está acostumado com o mundo online (e com compras, lançamentos, etc).

Ou seja, há mercado para todos.

Mas…

É justamente aqui que você precisa tomar sua decisão.

Você pode ir junto com as sardinhas…

Ou pode ser o urso.

O que quero dizer com isso?

Você pode simplesmente ser mais um no mercado…

Entregar um produto ou serviço “comoditizado”

Ou pode criar uma experiência única e diferenciada.

ESSA é a escolha que 99% das pessoas e empresários tomam que define o futuro delas.

Antes de te falar como criar essa experiência única, vou falar de dois erros que você comete quando faz seu…

Planejamento Estratégico Empresarial.

como fazer planejamento estrategico empresarial

Você é um urso ou uma sardinha?

O primeiro é pensar pequeno.

Por que você não pode ser a maior empresa no seu segmento?

Por que 500 pessoas não podem pagar R$ 5.000 para estar com você durante dois dias?

O que impede você de dobrar o tamanho da sua empresa AGORA?

Perceba que a maior barreira é mental.

É a sua barreira que te impede de crescer.

Decidi crescer 10 vezes esse ano, e estou a pleno vapor (em duas semanas já tive o dobro de faturamento do mês anterior).

E aqui está o seu segundo erro.

Você não planeja.

Ou, pior, planeja errado.

Ou, pior ainda… você planeja e não age.

Pode parecer estranho, mas esqueça aquele objetivo que você definiu atingir esse ano.

A estatística diz que você não atingirá 🙂

Então…

Ok, pegue aquele objetivo.
(não sou tão mal assim)

Vou fingir que o seu objetivo é o mesmo que o meu de crescer 10 vezes em um ano.

Para fins didáticos, vamos imaginar que você quer sair de um faturamento de R$ 100.000 para um faturamento de R$ 1.000.000.

Você não vai se assustar com isso, não é?

Então vamos lá, o primeiro método que você pode seguir (que é o mais simples e geralmente funciona), é quebrar essa meta de 1 milhão em 1 ano em uma meta mensal.

Ou seja, 500 mil em 6 meses, e R$ 83 mil por mês.

Agora, aqui a mágica acontece 🙂

Vamos projetar essa meta de R$ 83 mil… para ser atingida em 3 meses.

Veja que não vou quebrar como seria essa meta mês a mês.

Agora, vamos continuar a brincadeira…

Quais são os TRÊS OBJETIVOS que você precisa para atingir 83 mil reais de faturamento em três meses?

Pode ser, por exemplo:

Objetivo 1: Lançar um curso digital com 160 clientes pagando R$ 500 cada um.

Objetivo 2: Gerar mil leads por mês que atinjam o ponto de equilíbrio em 30 dias.

Objetivo 3: Criar uma sequência com 50 e-mails para follow-up e upsell.

Esse é um modelo, ok? 🙂

Mas entenda o seguinte…

Você FOCANDO nesses objetivos de negócio, a tendência é que você consiga atingí-los.

Agora, continuando…

Para atingir cada um desses três objetivos, o que você precisa fazer?

Por exemplo:

Objetivo 1: Lançar um curso digital com 160 clientes pagando R$ 500 cada um.

  • Fazer lançamento semente com lista atual
  • Criar carta de vendas
  • Buscar parceiros que tenham lista

Objetivo 2: Gerar mil leads por mês que atinjam o ponto de equilíbrio em 30 dias.

  • Criar isca digital
  • Fazer teste de tráfego por 30 dias
  • Testar 10 landing pages diferentes em 30 dias
  • Criar oferta de pré-venda após opt-in

Objetivo 3: Criar uma sequência com 50 e-mails para follow-up e upsell.

  • Contratar um copywriter profissional 🙂
  • Desenhar fluxo do cliente
  • Criar TODOS os e-mails

Ok?

Você consegue ver como começa a ficar mais simples?

E agora, por último…

QUANDO cada uma das ações terminará.

Por exemplo:

Objetivo 1: Lançar um curso digital com 160 clientes pagando R$ 500 cada um (30/04/2016)

  • Fazer lançamento semente com lista atual (15/02/2016)
  • Criar carta de vendas (31/01/2016)
  • Buscar parceiros que tenham lista (15/02/2016)
  • Término do Lançamento oficial do curso (30/04/2016)

Objetivo 2: Gerar mil leads por mês que atinjam o ponto de equilíbrio em 30 dias.

  • Criar isca digital (20/01/2016)
  • Fazer teste de tráfego por 30 dias (20/02/2016)
  • Testar 10 landing pages diferentes em 30 dias (20/02/2016)
  • Criar oferta de pré-venda após opt-in (20/01/2016)

Objetivo 3: Criar uma sequência com 50 e-mails para follow-up e upsell.

  • Contratar um copywriter profissional (20/01/2016)
  • Desenhar fluxo do cliente (30/01/2016)
  • Criar TODOS os e-mails (30/04/2016)

E agora…

Você tem duas ações:

A primeira ação é: você entra em um grupo de motivação.

É tipo um AA 🙂

Em inglês nós chamamos de “accountability group“, onde você sempre diz, semana a semana, o que está fazendo ou irá fazer…

E as pessoas te motivam, te cobram e te desafiam.

Não que alguém tem algo a ganhar te pilhando.

Se você desistir do seu objetivo, o problema é seu.

A segunda ação é: você entra em ação e se planeja semana a semana.

Se você não fizer o que se propôs em uma semana…

Perdeu a semana.

E quem perde é apenas você.

Vamos fechar os loops agora…
(ah, esses copywriters…)

Você vai conseguir alcançar esse resultado de 83 mil reais em 3 meses?

É possível.

Claro, depende de uma série de fatores.

Mas atingindo ou não…

Você planeja os próximos 3 meses (que cairia em Julho, no nosso exemplo), para atingir 200 mil reais, por exemplo.

E continua replanejando o seu ano a cada 3 meses.

Você sai do mundo das metas…

E entra no mundo de objetivos e ação.

É simples. Não é fácil.

Mas ISSO faz seu planejamento estratégico empresarial acontecer 🙂

E por fim, para fechar este texto, como você deixa de ser uma commodity?

Conto no próximo post 🙂

À Sua Riqueza e Felicidade!

Gustavo Ferreira

PS: estou pensando seriamente em criar um “grupo de motivação” durante 3 meses.

Na prática é um grupo em que vou dar mais detalhes desse formato de planejamento estratégico empresarial, e toda semana eu e o grupo ficará te pilhando para você alcançar seu objetivo.

NÃO é um grupo de mentoria, NÃO é um grupo de coaching, NÃO é um mastermind.

É um grupo de pilhação para alcançar resultados em 3 meses.

Se você tem interesse em um grupo como esse, estou pensando em cobrar R$ 1.000 para dar essa aula, e ficar te pilhando durante 3 meses.
(claro que vou pensar em outras formas de te ajudar também)

É um grupo de AÇÃO.

Uma versão “extreme” do que faço no grupo das Cartas de Ouro 🙂

Se você quer participar desse grupo me responda agora. Já falei como vai ser 🙂

About Gustavo Ferreira - Copywriter Profissional

Empresário, copywriter profissional e consultor estratégico de negócios.

4 Comments

      Leave a Reply

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *