Copywriting: o que é e como fazer? O poder do copywrite

By on 3 de junho de 2015
copywriting: o que é

Se você quer vender mais, então copywriting é para você…

Simples assim, gosto de traduzir copywriting como “comunicação persuasiva”. Em termos mais diretos, Palavras que vendem.

Tomo emprestado uma boa definição da Agência Mestre: textos persuasivos que farão você vender mais.

Copywriting são Palavras que vendem

As palavras são as mesmas para mim, para você, e tirando a barreira do idioma, para todo mundo.

Porém… por que será que existem algumas palavras especiais, que parecem nos induzir e influenciar a tomar uma ação?

Porque um copywriter sabe utilizar as palavras de uma forma muito especial. Ele é capaz de ressignificar as palavras para um sentido especial, e principalmente…

Copywriting é despertar emoções. É despertar as emoções certas em você. Cada palavra, cada pontuação é pensada e trabalhada para você ser influenciado.

Teoricamente qualquer um pode aprender as técnicas de comunicação persuasiva. Pouco a pouco no Brasil esse conhecimento tem se popularizado, e você consegue encontrar boas referências sobre o assunto.

Para você que gosta de livros, recomendo as “Armas da Persuasão“, de Robert Cialdini. Ele traz uma boa introdução dos conceitos principais usados no copywrite, como os gatilhos mentais. Recomendo a leitura!

Você quer um exemplo de copywriting?

Você sabe como você se sente quando você está com frio e você fica com seus pés e mãos gelados?

Você percebeu que usei 4 vezes a palavra “você” na frase anterior? 🙂

E que você balançou a cabeça em tom afirmativo? Porque você sabe como você se sente quando você está com frio e você fica com seus pés e mãos gelados 🙂

Esse jogo com as imagens mentais, com as sensações e um verdadeiro diálogo entre locutor e vendedor, é que gera o verdadeiro poder do copywrite.

O diálogo que você cria na mente do seu cliente é fundamental para os resultados. Lembre que você precisa fazer germinar uma ideia na mente dele.

No final de uma carta de vendas, seu cliente tomará  uma decisão. E você precisa fazer com que essa decisão surja naturalmente…

E o mais importante… por mais que você use as palavras para criar essa influência em seu cliente, ele precisa acreditar que essa decisão surgiu da própria mente dele, de forma espontânea.

Copywriting e cartas de vendas

Copywriting e cartas de vendas

3 Pontos Importantes da Comunicação Persuasiva

Para você começar a se preparar sobre o que é copywriting e como dar os seus primeiros passos, tenha sempre em mente esses três pontos:

  1. Palavras disparam emoções. Aprenda a usar as palavras certas nos momentos corretos e você disparará as emoções que você quer em seu cliente.
    Lembre que 90% das compras são emocionais, por isso você precisa estar sempre focado em gerar uma conexão emocional com seu cliente.
    Dica: use verbos para chamar a atenção (exemplo: Corra! Veja!)
  2. Você precisa dizer o que seu cliente quer escutar!
    Por mais que você tenha uma solução fantástica e perfeita para seu cliente, você precisa saber se ele quer ouvir, e o principal… falar COMO ele quer ouvir.
    Se seu cliente ainda nem sabe que existe um problema a ser resolvido… como você vai resolvê-lo?
  3. Uma única palavra pode fazer a diferença entre manter ou quebrar a conexão.
    E da mesma forma, essa única palavra pode fazer a diferença entre vender muito mais e uma carta de vendas fracassada.
    Para esse artigo fica difícil explicar completamente esse conceito, porém guarde isso desde agora: é a estrutura da comunicação que gera vendas.

O objetivo do copywriting NÃO é vender

O objetivo real do copywriting é gerar uma influência positiva para GERAR UMA AÇÃO!

Esta ação pode incluir diversas coisas, incluindo…

  1. Fechar vendas
  2. Cadastrar em uma lista
  3. Ver um vídeo
  4. Fazer uma doação
  5. Fazer uma ligação
  6. Pedir um contato (dica: “clique aqui para receber uma ligação gratuita”)

Essas são ações normais esperadas para uma empresa, correto?

Vídeo Complementar: Chamadas Para Ação

 

Vídeo Complementar: Como Você Vende Seu Produto


Porém, entenda que o objetivo mais nobre da comunicação persuasiva é o de vender uma ideia. Vender as SUAS ideias.

Se você já tentou mostrar para alguém algo muito bom, e essa pessoa não acreditou no que você estava oferecendo… Então você já passou pelo que passei.

E justamente por isso sou estudante assíduo dessa maravilhosa técnica. Porque acredito que você precisa entregar valor para seu cliente.

E copywriting vai te ajudar nisso.

Copywriting, vendas e muito mais…

Preparei esse primeiro artigo com o objetivo de dar  uma introdução ao mundo do copywrite e como você pode utilizar isso para fazer muitas vendas.

Você gostou dessa breve introdução?

Deixe nos comentários o que você achou, e compartilhe com seus amigos!

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Livro de Ouro dos Gatilhos Mentais

About Gustavo Ferreira - Copywriter Profissional

Empresário, copywriter profissional e consultor estratégico de negócios.

7 Comments

  1. Pedro Sá

    22 de janeiro de 2016 at 09:00

    Excelente explicação do que é o copywriting.

    É talvez neste momento uma das formas de comunicação mais importante nos meios digitais.

    Obrigado pelo artigo 🙂

    • Gustavo Ferreira - Copywriter Profissional

      22 de janeiro de 2016 at 11:39

      Grato Pedro!
      Não só nos meios digitais, as técnicas de copywriting podem ser aplicadas em tudo. Para você ter uma ideia, preparo reuniões seguindo o roteiro de uma carta de vendas 🙂

  2. Pingback: Copywriter Profissional: o que é e o que faz um copywriter?

  3. Pingback: Texto Persuasivo - Convença Qualquer Leitor Em 3 Passos

  4. Thiago Leopoldino Ferreira

    25 de outubro de 2016 at 10:58

    Oi Gustavo

    Eu gostei muito de seu artigo, principalmente a parte que você afirma que copywrite serve para gerar uma influência positiva que vai gerar uma ação.

    Eu também gostaria de te agradecer pelo pingback no meu artigo 🙂

    Novamente, parabéns pelo conteúdo e pelo site!

    Thiago Ferreira

  5. Fernando

    1 de maio de 2017 at 09:19

    Parabéns! Explicação simples e objetiva. Venho tentando me aprofundar no assunto e vejo vários produtores de conteúdo colocando como algo complexo e inalcançável.

    • Gustavo Ferreira - Copywriter Profissional

      26 de julho de 2017 at 08:55

      É complexo, mas não é inalcançável. Sou defensor do 80/20. 20% do que você aprende gera 80% dos resultados 🙂

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