Copywriting, Virada Cultura e Shakespeare: O que tem em comum?

By on 21 de junho de 2015
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Neste sábado ocorreu a Virada Cultura aqui em São Paulo.

Confesso que não fui ao centro da cidade, fui apenas ao SESC Ipiranga… E tive uma lição improvável de copywriting.

A Virada Cultural é conhecida pelos eventos musicais, shows, teatro, apresentações ao ar livre… um evento belíssimo para você acompanhar.

Porém…

O que isso tem a ver com copywriting??

Quando cheguei no SESC com minha esposa vimos um show de luzes que estava ocorrendo, tiramos uma foto psicodélica, comemos comidas típicas e ficamos procurando algo para acompanhar.

Em meio a shows, apresentações, luzes, comidas… a apresentação mais cheia (enquanto estivemos lá) foi… Shakespeare.

Estranho? Sim, com certeza.

Porém, por que isso aconteceu?

A apresentação era uma leitura da peça Cesar, por dois ótimos intérpretes.

3 Lições de Shakespeare sobre Copywriting

1. Uma história envolvente

Já disse algumas vezes que a história é parte fundamental do processo de escrita de uma carta de vendas.

Shakespeare é considerado por muitos um dos maiores escritores do nosso tempo. O que temos a aprender com isso?

Em breve, não será nem a melhor carta de vendas que será o grande diferencial das empresas. Será a melhor história.

Aprenda a contar histórias, aprenda a contar a SUA história… e você cativará seu público.

2. Ritmo e tom de voz

Eram apenas dois intérpretes e um piano. E a tensão e a emoção corriam soltas.

Se você for fazer um vídeo de vendas, preste atenção ao ritmo que você coloca, e ao seu tom de voz.

Subir e descer o tom, dar pausas, falar mais rápido, falar mais devagar… você toma conta da emoção do seu público desse jeito.

3. Treino, treino, treino

Confesso que meus dons teatrais não são dos melhores…

Fiquei pensando quanta prática os intérpretes devem ter feito antes de conseguir chegar no nível de envolvimento que conseguiram.

E isso me fez relembrar uma lição importantíssima: quer melhorar em copywriting? Treine. Quer ser o melhor no seu negócio? Treine. Quer conquistar qualquer coisa? Treine.

Não importa seu objetivo… importa que você precisa treinar para alcançá-lo.

À Sua Riqueza e Felicidade!

Gustavo Ferreira

About Gustavo Ferreira - Copywriter Profissional

Empresário, copywriter profissional e consultor estratégico de negócios.

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